..::data e hora::.. 00:00:00

Política

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Política de incentivos do Estado melhora participação da indústria acreana no comércio exterior

Política de incentivos do Estado melhora participação da indústria acreana no comércio exterior

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), avaliou como positiva a participação de produtos do setor industrial no comércio exterior. Até novembro, a balança comercial registrou movimentação recorde e deve fechar o ano com mais de US$ 85 milhões negociados. Os números foram anunciados na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco, nesta quinta-feira, 19.

incentivos 001Segundo dados do Comex Start, 60% do que foi exportado em 2024 se refere a produtos da indústria. Foro: Sabrina Salomon/Seict

Para o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, o superávit na balança comercial é resultado das políticas públicas de governo e da parceria com a Fieac: “O trabalho de associativismo fortalece o setor empresarial. O governo vem promovendo incentivos fiscais e ampliou o Programa de Compras Governamentais de Incentivo às Indústrias. Esses investimentos têm se revertido em geração de emprego e renda”.

Mesquita destacou que o desenvolvimento da política industrial liderada pelo governador Gladson Cameli tem sido fundamental no reconhecimento da importância da atividade industrial para o desenvolvimento econômico. “Cerca de 60% do que foi exportado em 2024 é de produtos da indústria. O Estado tem tomado diversas decisões para incentivar o setor e aumentar a competitividade”, disse.

incentivos 002Empresários do setor industrial acreano seguem esperançosos com perspectivas anunciadas para 2025. Foto: Sabrina Salomon/Seict

Outro marco regulatório apontado pelo gestor no fortalecimento do ambiente de negócios é o diálogo entre o Poder Executivo, as federações e associações do setor produtivo, a bancada parlamentar estadual e federal. “Ajudar a executar as obras da construção civil, promovendo o estado, é compromisso dessas instituições e dos parlamentares. O deputado Luiz Gonzaga tem sido um verdadeiro parceiro neste exercício participativo”, acrescentou Mesquita.

De janeiro a dezembro de 2024, as exportações acreanas já atingiram mais de 81 milhões de dólares e superam em mais de 77% o valor do mesmo período de 2023 (45,8 milhões de dólares). Com 23,8 milhões de dólares, o grupo de bovinos e derivados cresceu 427,7% de um período para o outro. Seguido pelo crescimento do grupo dos suínos e derivados (179%). Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior – Secex do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do governo federal.

“Vamos destravar a pauta alfandegária em 2025, na área de infraestrutura há previsão de investimentos na reconstrução da BR-364, bem como a conclusão do anel viário em Brasileia; isso tudo vai ajudar a impulsionar ainda mais a nossa balança comercial”, garantiu o titular da Seict.