O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou na noite de segunda-feira (11) o Projeto de Lei Complementar nº 16/2025, que concede redução de 50% no valor do IPTU para empresas instaladas nos distritos industriais do município. O ato, realizado na sede da Prefeitura, contou com a presença do presidente da FIEAC e deputado federal Zé Adriano, além de diretores da Federação das Indústrias, presidentes de sindicatos industriais, secretários municipais e outras autoridades.
Segundo Zé Adriano, a sanção da lei representa mais segurança jurídica para os empresários do setor industrial. “Essa era uma preocupação constante para os empreendedores do Parque Industrial. Sabemos que a renúncia de receita por parte do poder público não é simples, mas esse esforço vale a pena, pois também estimula a chegada de novas indústrias à capital. O próximo desafio é aprovar o Plano Diretor para complementar essas ações”, destacou.
Presente ao evento, o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, pontuou que a redução do IPTU fortalece a competitividade da capital acreana no cenário nacional e demonstra a sensibilidade da gestão do prefeito Tião Bocalom em apoiar o setor produtivo.
O prefeito Tião Bocalom ressaltou que o principal objetivo da gestão municipal é fomentar um ambiente favorável à produção e à geração de empregos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
“Temos que apoiar quem produz e gera trabalho. Eu gostaria de isentar totalmente o IPTU, mas precisamos avançar com responsabilidade, já que nossa capital ainda enfrenta muitas limitações financeiras. Agradeço ao Zé Adriano pelo trabalho de aproximação entre o poder público e o setor empresarial — essa parceria é fundamental. Parabenizo os guerreiros da indústria, que seguem produzindo e contribuindo com nossa economia”, afirmou o gestor.