Em meio à mobilização de servidores da segurança pública presentes na galeria da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Partido Novo) usou a tribuna nesta terça-feira (13) para cobrar valorização salarial e denunciar o que classificou como descaso do governo estadual com a categoria. Segundo o parlamentar, não é a primeira vez que os profissionais recorrem ao Parlamento para reivindicar direitos já prometidos e nunca cumpridos.
Jarude destacou que a segurança pública do Acre está fragilizada, em grande parte, pela falta de investimentos em quem atua na linha de frente. “Não se constrói uma segurança pública forte, unida, para combater a facção do nosso Estado se a gente não valorizar quem está na ponta, quem está dando a vida, quem está buscando construir um Acre melhor”, declarou.
Em tom crítico, o deputado questionou os altos gastos do Executivo com itens considerados supérfluos. “Chegou a hora da conta do jatinho, dos jantares luxuosos. Quando é para valorizar os servidores, dizem que a Lei de Responsabilidade Fiscal não deixa. Mas para cargos comissionados, sempre há espaço”, disparou.
Jarude encerrou seu discurso alertando para o êxodo de profissionais da segurança, que deixam o estado em busca de melhores condições de trabalho e vida. “Hoje, o servidor da segurança pública que quer um salário digno precisa passar em outro concurso e ir embora. Esta Casa precisa dar atenção a esse movimento e cobrar uma resposta efetiva do governo”, finalizou.