..::data e hora::.. 00:00:00

Política

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Governo do Acre decreta situação de emergência devido às cheias dos rios

Governo do Acre decreta situação de emergência devido às cheias dos rios

O governo do Acre decretou, nesta segunda-feira, 10, situação de emergência em razão do aumento do nível dos rios Acre, Juruá, Purus e Envira, que ultrapassaram as cotas de transbordamento. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) e tem validade de 180 dias.

reuniao governador rio acreNa tarde desta segunda-feira, o governador Gladson Cameli reúne órgãos estaduais para intensificar ações diante da cheia do Rio Acre. Foto: José Caminha/ Secom

De acordo com o decreto, os municípios mais afetados receberão apoio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) para minimizar os impactos das enchentes. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) acompanhará as condições hidrometeorológicas em tempo real, enquanto a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) prestará suporte às famílias atingidas e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) atuará em resposta aos desastres relacionados à emergência sociais e ambientais.

O governador Gladson Cameli destacou a necessidade de ações rápidas para garantir a segurança da população.

“Estamos mobilizando toda a estrutura do Estado para atender as pessoas afetadas por essa situação. Nossa prioridade é proteger vidas e minimizar os danos causados pelas chuvas. Vamos atuar em conjunto com os municípios e o governo federal para garantir assistência imediata e eficaz”, afirmou o governador.

Além das ações emergenciais, o decreto autoriza medidas administrativas urgentes para a instalação de abrigos, fornecimento de insumos e mobilização de recursos para o enfrentamento da crise.