..::data e hora::.. 00:00:00

Política

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Governo do Acre anuncia realização da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente em março

Governo do Acre anuncia realização da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente em março

Com o tema “Emergência Climática: os desafios da transformação ecológica”, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), anuncia a realização da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (Cema).

O encontro tem como objetivo fortalecer as políticas ambientais do Estado, contribuindo para a elaboração de propostas que subsidiarão a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

O evento será realizado na próxima terça-feira, 11, a partir das 7h30min, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. Os interessados, devem realizar a inscrição, por meio do link. A conferência irá reunir diferentes tipos de inscrição: delegados eleitos e natos, com direito à voz e voto; convidados, com direito à voz, sem direito a voto; e observadores, que poderão acompanhar os debates, mas sem direito a voz e voto.

conferencia 002Secretário Leonardo Carvalho ressalta a importância do evento para a construção participativa das políticas públicas. Foto: Pedro Henrique Alves/Sepi

Na etapa estadual, as delegações municipais e os delegados natos irão debater e aprimorar as propostas criadas na etapa municipal, visando definir diretrizes que serão levadas para a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de maio, em Brasília (DF).

O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou a importância do evento para uma construção participativa das políticas públicas.

“A conferência é uma oportunidade única para debatermos as ações necessárias para enfrentar a emergência climática que estamos vivendo e suas consequências. As propostas geradas terão impacto direto na formulação de políticas públicas ambientais de âmbito nacional”, afirmou o secretário.

A 5ª Cema será organizada em cinco eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparo para desastres, transformação ecológica, justiça climática, governança e educação ambiental. Cada um desses eixos será desenvolvido com base nas características regionais do Acre, orientando a elaboração de propostas que serão levadas para a etapa nacional. Ao final do evento, serão escolhidos até 30 delegados para representar o Acre, em Brasília.