..::data e hora::.. 00:00:00

POLÍTICA

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Gladson Camelí e Mailza entregam 450 títulos definitivos de terra em Porto Acre e consolidam gestão como a que mais avançou na regularização fundiária

Gladson Camelí e Mailza entregam 450 títulos definitivos de terra em Porto Acre e consolidam gestão como a que mais avançou na regularização fundiária

Fortalecendo a regularização fundiária do estado e instituições religiosas, o governador Gladson Camelí esteve em Porto Acre, na Escola Edmundo Pinto de Almeida Neto, nesta quinta-feira, 11, para entregar mais 450 títulos definitivos de terra por meio dos programas Minha Terra de Papel Passado e Igreja Legal, que evidenciam a importância da propriedade devidamente registrada para o desenvolvimento da região.

Com mais essa ação, cheia de relatos emocionantes, o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) já soma mais de 12 mil documentos entregues. Desta vez, os representantes de famílias urbanas e de instituições religiosas foram beneficiados pela Semana Solo Seguro Favela 2025, demonstrando o compromisso concreto do Estado em garantir segurança jurídica, dignidade e autonomia às famílias e entidades religiosas que há anos aguardavam por esse reconhecimento.

entrega titulos porto acre 002Vice-governadora esteve presente em mais uma entrega de títulos. Foto: Neto Lucena/Secom

O valor total investido na cidade de 16.693 habitantes foi de mais de R$ 2,2 milhões na entrega desses documentos, que representam muito o reconhecimento do direito à terra, fruto de um trabalho técnico, social e jurídico que transforma vidas, garante direitos e abre caminhos para novas oportunidades de desenvolvimento.

O governador Gladson Camelí destacou que nenhum governo na história do Acre entregou tantos títulos definitivos quanto sua gestão, garantindo segurança para investimentos em suas propriedades. “Quem tem a sua terra, naturalmente vai investir para fazer melhorias. Isso movimenta o comércio e beneficia toda a cadeia econômica, que vai do material de construção até a mão de obra”, completou.

entrega titulos porto acre 003Gestão de Gladson Camelí já entra na história como o que mais investiu em regularização fundiária. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ele ressaltou que a entrega de títulos definitivos representa cidadania e fortalecimento da economia do Acre. Para ele, a posse legal da terra incentiva os proprietários a investirem em melhorias, o que movimenta o comércio e beneficia toda a cadeia econômica, desde o setor de materiais de construção até a mão de obra.

Ele aproveitou a ocasião para agradecer à presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, e sua equipe, além do Poder Judiciário e da Prefeitura de Porto Acre, pela parceria na execução do programa Minha Terra de Papel Passado, que vem concretizando o sonho de milhares de famílias acreanas e de entidades religiosas.

O governador também destacou o apoio dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa, responsáveis pela aprovação de leis fundamentais para a gestão e da bancada federal de deputados e senadores, que viabilizam recursos para o desenvolvimento econômico e social do estado.

entrega titulos porto acre 004Mais de 12 mil títulos definitivos foram entregues durante a gestão de Gladson Camelí. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ele ainda agradeceu aos vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Acre, que mantêm contato direto com a população, e fez uma saudação especial ao prefeito Máximo Costa. “Todos vocês são verdadeiros parceiros do nosso governo”, afirmou.

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, destacou a relevância da entrega de títulos definitivos de propriedade para a população de Porto Acre e todo o estado.

“Essa é uma política pública das mais eficientes e necessárias para o nosso estado. Hoje estamos entregando mais de 450 títulos, com investimento superior a R$ 2 milhões. Em todo o Acre, já são mais de 12 mil títulos entregues pelo governo”, afirmou.

Mailza reforçou que a regularização fundiária garante segurança jurídica e abre novas possibilidades para as famílias. “Quando conversamos com as pessoas e fazemos a entrega, vemos a felicidade e a esperança. Esse documento garante crédito, liberdade para construir e se desenvolver. É uma conquista que muda vidas”, disse.

entrega titulos porto acre 005Vice-governadora Mailza Assis diz que regularização deve continuar. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para ficar na história e memória

Após mais de duas décadas de espera, Domingas Marques, de 84 anos, não conteve a emoção ao receber o título definitivo de sua terra. “É só alegria! Alegria de receber meu título, de ter a certeza que a terra é minha. Deus abençoou para que eu tivesse esse documento em mãos. Esperei mais de 20 anos, e hoje posso dizer que fui abençoada por Deus e por Jesus. É um milagre na minha vida.”

Com voz firme, ela reforçou o quanto desejava esse momento. “Eu tinha muita vontade de ter este documento. A primeira vez não deu certo, mas agora Deus abençoou. É uma vitória para mim, já com tantos anos de idade. Que seja sempre abençoado por Deus.”

entrega titulos porto acre 006Governo tem apostado em parcerias para aumentar emissão de títulos definitivos. Foto: Neto Lucena/Secom

Romualdo Lima, filho de Domingas, também celebrou a conquista ao lado da mãe, destacando o valor do documento para a família. “É um motivo de comemoração, de alegria. É uma valorização da nossa propriedade, um gesto de gratidão. Por enquanto não tenho planos imediatos, mas o título já nos assegura que no futuro poderemos buscar apoio e melhorias para a casa.”

Auri Camilo Mesquita, 79 anos, moradora da Vila do V há meio século, descreveu o dia como inesquecível. “Está muito bonito. Estou feliz, feliz porque vou pegar o documento da minha casa. Esperei muitos anos por isso.”

Ela ressaltou o impacto da conquista no cotidiano da família. “Agora o fim de ano vai ser mais feliz. Mais feliz mesmo. Esse documento vai ficar marcado na minha memória.”

De forma unânime, os beneficiados destacaram o simbolismo profundo de dignidade, pertencimento e esperança que o título definitivo de terra representa para famílias que aguardaram por décadas.

entrega titulos porto acre 007Famílias comemoram conquista após muitos anos. Foto: Diego Gurgel/Secom

Compromisso da gestão

Durante a solenidade de entrega de títulos em Porto Acre, a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, destacou o alcance histórico da gestão estadual na regularização fundiária.

“Com certeza, o governo do Gladson Camelí tem dado todas as condições para que o Iteracre avance e faça um número significativo de entregas, levando segurança jurídica e dignidade às famílias que recebem essa política pública. A partir dessa segurança, as pessoas conseguem investir e isso impacta também na economia do Estado.”

Ela explicou que o título definitivo garante não apenas a posse legal, mas abre portas para novos horizontes.

“Além da segurança jurídica, o documento possibilita acesso a crédito bancário, permitindo reformas, ampliações e valorização do imóvel. A pessoa pode vender ou comprar com tranquilidade. Ou seja, não mexe só com a segurança jurídica, mas também com a economia do município.”

entrega titulos porto acre 008Documentos estão sendo entregues em todo o estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Na ocasião, foram entregues 450 títulos urbanos na Vila do Incra e Gabriela ressaltou que o trabalho continua. “O governador Gladson e a vice-governadora Mailza Assis já determinaram que o Iteracre siga atuando em Porto Acre. Vamos entregar títulos na Vila do V para entidades religiosas e também avançar em áreas rurais. Esse é um trabalho feito por muitas mãos. O governo investe recursos, o Iteracre executa as etapas junto com cartórios e prefeituras.”

Segundo ela, apenas em 2025 já foram mais de 2 mil títulos entregues, consolidando o programa como o maior da história do Acre.

“Estamos na oitava solenidade de entrega neste ano e ainda temos previstas ações em municípios como Bujari e Cruzeiro do Sul, além de frentes de trabalho em Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Assis Brasil e Senador Guiomard. É um esforço contínuo para garantir dignidade às famílias acreanas.”

entrega titulos porto acre 009Auri disse que fim de ano vai ser mais feliz. Foto: Diego Gurgel/Secom

Prefeitura próxima

O prefeito de Porto Acre, Máximo Costa, destacou a importância da parceria entre o município e o governo estadual para o desenvolvimento da cidade.

“Sempre fui municipalista e acredito que o Estado é formado pelos municípios. Não há como o município sobreviver sem o Estado, e o Estado também precisa dos municípios para se consolidar. Com o governador Gladson temos uma parceria muito positiva, presente em praticamente todas as áreas necessárias. É um governo atencioso, que tem demonstrado grande carinho por Porto Acre”, afirmou.

entrega titulos porto acre 010Mailza reforçou que a regularização fundiária garante segurança jurídica e abre novas possibilidades para as famílias. Foto: Neto Lucena/Secom

Sobre a questão fundiária, Costa ressaltou que o município enfrenta desafios semelhantes aos demais do Acre e do Brasil, como loteamentos irregulares e terras que ainda precisam ser transferidas para a gestão municipal.

“A regularização fundiária é um grande desafio, mas temos buscado constantemente parcerias para avançar. Hoje é um dia especial, em que entregamos títulos definitivos de propriedade à população, garantindo segurança jurídica e dignidade às famílias de Porto Acre”, concluiu.