..::data e hora::.. 00:00:00

Política

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Comissão de Segurança Pública vota Projeto de Lei do deputado Coronel Ulysses

Comissão de Segurança Pública vota Projeto de Lei do deputado Coronel Ulysses

Nesta terça-feira, 26, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado votará o Projeto de Lei 2025/2024, de autoria do deputado federal Coronel Ulysses (União - AC). O projeto visa à criação do Programa da Rede Humanizada de Apoio a Meninos e Meninas (RHUAMM), que tem como objetivo fortalecer a rede de proteção e garantir os direitos das crianças e adolescentes no Brasil.

O relator do projeto, deputado Delegado Caveira (PL-PA), apresentou parecer favorável à aprovação. Em seu relatório, ele destacou a importância do programa para a prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes, além de oferecer apoio e assistência às vítimas. Segundo o relator, a implementação do RHUAMM é uma medida essencial para assegurar a dignidade e o desenvolvimento saudável das crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.

O Projeto de Lei nº 2025/2024 é inspirado na morte do menino Rhuan Maycon da Silva Castro. Ele foi assassinado pela mãe dele, Rosana Auri da Silva Cândido e a companheira dela, e Kacyla Pryscila Santiago Damasceno Pessoa. O crime ocorreu na periferia do Distrito Federal e chocou a comunidade, devido o alto grau de perversidade. Após morto com 12 facadas, Rhuan, teve o corpo esquartejado e colocado em uma mala. A vítima tinha 9 anos.

O episódio emblemático motivou a criação de um programa que visa prevenir tais atrocidades e garantir que as crianças recebam a proteção necessária. De acordo com o deputado Coronel Ulysses, o Brasil possui um arcabouço jurídico robusto para a proteção da criança, mas a implementação de programas específicos como o RHUAMM é fundamental para efetivar essas garantias.

O projeto prevê a capacitação de professores da rede municipal de educação e a identificação de casos de violência contra a criança, seja física, psicológica ou sexual. A Associação Nacional de Defensores Públicos ressalta que os objetivos do projeto incluem estabelecer parcerias com o sistema de garantia de direitos, proporcionar capacitação sobre a violência contra crianças para profissionais envolvidos, orientar gestores escolares e pais, e promover a conscientização dos direitos da criança.

A proposta já passou por outras comissões. Após aprovado na Comissão de Segurança, o projeto segue para a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, e, posteriormente, para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O deputado Delegado Caveira ressaltou que a criação do RHUAMM está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente a meta 16.2, que visa acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças.

A votação do Projeto de Lei 2025/2024 representa um passo significativo na luta contra a violência infantil no Brasil, reafirmando o compromisso da sociedade e do Estado com a proteção integral das futuras gerações.