..::data e hora::.. 00:00:00

POLÍTICA

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Bancada do Acre se divide em votação que manteve mandato de Carla Zambelli na Câmara

Bancada do Acre se divide em votação que manteve mandato de Carla Zambelli na Câmara

Deputada do PL só perderia o cargo se atingisse 257 votos pela cassação. Por não ter alcançado o quórum mínimo na última quarta (10), processo foi arquivado. Veja também como votou a bancada acreana em caso que julgava suspensão do mandato do deputado Glauber Braga, do Psol

A votação que poderia cassar o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) terminou com a bancada do Acre dividida na quarta-feira (10). Dos oito deputados do estado, três votaram pela cassação, três foram contra e dois não participaram da sessão.

No resultado geral, foram 227 votos favoráveis à perda do mandato e 170 contrários. Eram necessários 257 votos para que a cassação fosse aprovada. A sessão registrou ainda 10 abstenções e 105 ausências. Como o número mínimo não foi atingido, o processo foi arquivado.

A votação analisou se o mandato de Zambelli deveria ser cassado após ela ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A sentença, de 10 anos de prisão, se tornou definitiva e sem possibilidade de recurso em junho.

Segundo a Corte, a deputada participou e coordenou uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A pena incluiu restrições de direitos, mas a perda do mandato dependia de decisão da Câmara.

A bancada acreana ficou dividida da seguinte forma:

  • A favor da cassação: Meire Serafim (União Brasil), Zé Adriano (PP) e Antônia Lúcia (Republicanos)
  • Contra a cassação: Eduardo Velloso (União Brasil), Roberto Duarte (Republicanos) e Coronel Ulysses (União Brasil)
  • Ausentes: Socorro Neri (PP) e Zezinho Barbary (PP)

Apesar da expectativa inicial de uma disputa apertada, a cassação não alcançou o número necessário e Zambelli permanece no cargo.

O resultado encerra o processo na Câmara, mas mantém em evidência o racha interno das bancadas estaduais em temas ligados ao Judiciário e aos casos que envolvem aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Processo sobre o deputado Glauber Braga

No caso de Glauber Braga (PSOL-RJ), os deputados optaram por suspender o mandato do parlamentar por seis meses. Foram 318 votos a favor da suspensão e 141 votos contra. Houve três abstenções e a sessão teve 50 deputados ausentes.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar havia aprovado uma proposta de cassação de Braga, mas os deputados no plenário decidiram pela punição menor.

Os deputados entenderam que o deputado do PSOL quebrou o decoro parlamentar por agredir um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), em abril de 2024. Veja abaixo como votou a bancada acreana:

  • A favor somente da suspensão: Meire Serafim (União Brasil), Zezinho Barbary (PP), Zé Adriano (PP), Antônia Lúcia (Republicanos), Eduardo Velloso (União Brasil), Roberto Duarte (Republicanos), Socorro Neri (PP)
  • Contra a suspensão e a favor da cassação: Coronel Ulysses (União Brasil)