..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Prefeitura de Rio Branco realiza ação do Novembro Azul em órgãos estaduais

Prefeitura de Rio Branco realiza ação do Novembro Azul em órgãos estaduais

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta quinta-feira (17), na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), uma ação voltada aos servidores do em alusão ao Novembro Azul.

A parceria entre prefeitura e estado proporcionou serviços de vacinação contra gripe e covid-19, aferição de pressão arterial, testagem rápida e teste de glicemia. Além do agendamento de consulta aos homens para a realização do exame de toque para prevenção do câncer de próstata.

Ademisa Ximenes é enfermeira da prefeitura e uma das coordenadoras da parceria e ela explicou a importância dessa ação.

“Nós estamos na campanha do Novembro Azul, então é importante frisar sobre a importância da saúde, principalmente sobre o câncer de próstata que tem acometido muitos homens”, explicou.

A coordenadora do Departamento de Humanização da Seplag, Aldecine Pereira, falou sobre a iniciativa.

“A procura está grande, avisamos para as secretarias próximas, então tem servidor da Sefaz e de outras. Eles gostam muito e sabem que é importante”, enfatizou.

Ozeas Nobre é um dos servidores da Seplag que aproveitou a ação, ele ressaltou a importância da campanha para conscientizar os homens sobre o cuidado à saúde

“Essa campanha desperta no homem o desejo de buscar um tratamento ou o cuidado da sua saúde. Então, eu acho que o Novembro Azul é tão importante para o homem quanto o Outubro Rosa é para a mulher”, esclareceu.

O servidor Wilson Araújo, tem 69 anos, ele contou que a saúde sempre foi sua prioridade, por isso incentiva os demais a fazerem o mesmo.

“A mensagem que eu deixo pros homens é que procurem um médico, nem que seja para fazer um simples exame de sangue, ultrassom e se for o caso, faça o exame do toque. Mas vá porque o negócio é sério, procure um médico”, disse.