..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

No Acre, lei garante que diabéticos tenham prioridade em exames que exigem ficar em jejum

Lei estadual foi sancionada pelo governador Gladson Cameli nesta segunda-feira (22)

Uma lei sancionada pelo governador Gladson Cameli garante atendimento prioritário para diabéticos que chegarem aos estabelecimentos de saúde do estado em regime de jejum total para a realização de exames. A lei foi publicada na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Com a nova legislação, os diabéticos passam a ter prioridade na fila de atendimento ou mesmo no agendamento de exames assim como os idosos, as gestantes e as pessoas com deficiência.

O projeto é de autoria da deputada Maria Antônia (PROS) e foi aprovado recentemente na Assembleia Legislativa do Acre, após passar pela comissão de Constituição e Justiça.

Em agosto deste ano, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, já havia sancionado uma lei municipal que estabelece atendimento prioritário às pessoas com diabetes quando forem fazer exames em unidades de saúde da capital.

A administradora Katya Dantas, de 38 anos, que tem um filho de 4 anos com diabetes, viu como positiva a nova lei, mas afirmou que existem outras pautas ainda mais importantes para os pacientes que sofrem com a doença que podiam ser discutidas pelo legislativo.

“A gente fica feliz, porque nada mais é do que um direito da pessoa que tem essa comorbidade. Quem convive sabe como funciona e sabe das dificuldades. Mas, eu acho que tem insumos que deveriam estar no cardápio do SUS. Por exemplo, um sensor que é usado para verificar a glicemia e, com isso, a pessoa não precisa ficar sendo furada o tempo todo para essa verificação. Já tem estados em que a criança quando descobre que tem diabetes já sai do ambulatório com o pedido médico para aplicar esse sensor na rede pública. É um sensor caro, que custa R$ 250 para 14 dias”, disse a mãe.