..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Câmara aprova projeto de lei que classifica diabetes como deficiência

Câmara aprova projeto de lei que classifica diabetes como deficiência

Relator apresentou parecer favorável; proposta agora será analisada pelo Senado

O projeto de lei 2687/2022 que classifica o diabetes tipo 1 como deficiência foi aprovado nesta manhã (22/11) pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados, em Brasília. Essa foi a última etapa da tramitação do projeto na Câmara. A proposta agora segue para apreciação do Senado Federal.

No último dia 8, o relator da proposta deputado Aureo Ribeiro, do Solidariedade do Rio de Janeiro, deu parecer favorável. Mas antes da votação começar o deputado Rubens Pereira Júnior, do PT do Maranhão, pediu vistas e a votação foi adiada. Depois, numa rede social, o parlamentar afirmou que solicitou vistas para fortalecer a articulação. Rubens Júnior apresentou seu voto em separado, destacando que concorda com o projeto de lei. “Votamos pela aprovação do parecer, apresentado pelo relator, dada a sua importância e eficácia da presente norma para as pessoas portadoras do diabetes mellitus tipo 1”, declarou o deputado.

Os outros deputados da comissão aprovaram a proposta por aclamação e o relator comemorou: “Gostaria de fazer uma saudação aos familiares das pessoas com diabetes por todo Brasil e aqui presentes, como representantes de associações. Também agradeço aos deputados que votaram sem obstrução”, declarou Aureo Ribeiro.

Iris Fernandes dos Santos tem um filho que convive com diabetes e acompanhou a votação dos deputados: “Estou emocionada (com a aprovação). Só que tem filho com esta doença sabe como é” isso”, escreveu. Rogéria Moreira e Karine Benevides também agradeceram aos envolvidos no projeto. “Muita gratidão aos deputados. Mais uma vitória. Agora, rumo ao senado”, comemorou Karine.

Depois de virar lei, pessoas com diabetes mellitus tipo 1 terão os mesmos direitos já adquiridos pelas pessoas com deficiência (PCD) no Brasil.