..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Polícia recaptura terceiro detento que fugiu do Complexo Prisional de Rio Branco

Polícia recaptura terceiro detento que fugiu do Complexo Prisional de Rio Branco

Fuga ocorreu na quinta-feira (8) após detentos quebrarem uma parede que dá acesso à área do banho de sol. Outros três fugitivos ainda não foram recapturados

O detento Matheus Oliveira do Nascimento, que fugiu com mais cinco presos do Complexo Prisional de Rio Branco, na quinta-feira (8) foi recapturado quatro dias após a fuga, no Conjunto Esperança, em Rio Branco, na noite dessa segunda-feira (12).

Conforme o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Nascimento foi preso por uma equipe do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), da Polícia Militar, após levantamento de informações.

Antes dele, outros dois fugitivos já haviam sido capturados: Valdemir Martins da Silva havia sido localizado uma área de mata próxima da unidade prisional ainda no dia da fuga, e Osvaldo Silva Vieira, também na quinta-feira (8).

Inicialmente, Iapen-AC divulgou o nome errado de dois presos que estariam entre os fugitivos: Valdimiro das Chagas de Conceição Oliveira e Maxleone de Aguiar Silva.

Os detentos que fugiram, na verdade, foram: Valdemir Martins da Silva e Mardone de Aguiar Silva. A informação foi corrigida durante a captura de Valdemir.

Em nota, o Iapen-AC destacou que a ‘Polícia Penal e as demais forças de segurança seguem em busca dos demais fugitivos’.

Os fugitivos que ainda não foram recapturados são:

  • Felipe Albuquerque de Almeida;
  • Klyciomar Rocha Pereira;
  • Mardone de Aguiar Silva.

Fuga

Segundo o Iapen-AC, todos os presos são da cela 20 do pavilhão A e cumprem pena em regime fechado na Unidade de Recolhimento Provisório (URP).

Ainda de acordo com o instituto, os detentos fugiram após quebrarem uma parede que dá acesso à área do banho de sol e, depois, pularam o muro. Os policiais penais perceberam a fuga na manhã de quinta durante ronda de rotina.

Morte no presídio

Também na quinta, o detento Hanoi Llorca Redondo, de 47 anos, morreu após passar mal dentro de cela no Pavilhão B. Não há relação dele com a fuga em questão, segundo o Iapen.

O órgão informou que os detentos que compartilhavam a cela com Hanoi avisaram os policiais penais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ele já estava morto.

O corpo do detento foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). As causas da morte serão confirmadas somente após perícia.