..::data e hora::.. 00:00:00

Entretenimento

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Otaviano Costa vira coach para veteranos demitidos da Globo

Otaviano Costa vira coach para veteranos demitidos da Globo

Apresentador do SBT disse que sua visão empreendedora o permitiu modificar seu modelo de trabalho

Antes da Globo iniciar o maior processo de demissão de artistas de sua história, Otaviano Costa se antecipou e pediu desligamento da líder de audiência em 2019. Na época, seus amigos de emissora o chamaram de louco. Hoje, desempregados, boa parte passou a procurá-lo para pedir conselhos e até mesmo direcionamento de carreira. 

“Eu recebi alguns telefonemas de amigos queridos perguntando: ‘Você está bem? Me conta aí, o que está acontecendo?’. E é engraçado que hoje esses mesmos amigos falam assim: ‘Como que é tudo aí fora?’. Na minha visão empreendedora, acabei inspirando outros que estão lá ainda ou que acabaram de sair a tentar aplicar o mesmo modelo. Vários amigos me ligam com a mesma vontade e eu faço questão de contar a minha estrada, de compartilhar a minha experiência”, disse ele à coluna.

Otaviano e sua mulher, Flávia Alessandra, acabaram de se tornar sócios da Royal Face, a maior rede de clínicas de harmonização facial do país, e foram apresentados ao mercado na semana passada, em um evento no hotel Rosewood, em São Paulo. Além de apresentador, empresário e empreendedor, ele passou a atuar como uma espécie de coach para outros artistas que, pela primeira vez, deixaram de ter contrato fixo com a maior emissora do país.

“Inspiração talvez seja a melhor palavra. Nem todos têm o mesmo sangue empreendedor, mas o sangue de querer fazer algo por si todos têm, e eu faço questão de chamar lá no estúdio, contar, abrir, mostrar quais são os desafios. Porque é tudo o que me resta fazer de maneira generosa com que os outros também tenham a chance de se transformar”, disse ele.

Otaviano pediu as contas da Globo no primeiro semestre de 2019, logo após o encerramento do Tá Brincando, programa exibido nas tardes de sábado e que teve uma curta temporada. Ele começou a olhar para o mercado e viu que havia diversas possibilidades artísticas e de negócios que poderia explorar, mas que o contrato com sua antiga casa o impedia de viabilizar.

“Minha reflexão bateu muito forte em 2019, quando eu decidi sair, porque eu percebi um movimento muito grande forte de acontecimentos, de multiplataformas, de streamings, e eu me coloquei na reflexão como artista: ‘Será que eu tô explorando tudo o que é possível?’. E entendi naquele momento que era melhor tentar outra coisa. E deu supercerto”, disse ele.

“A Globo, para mim, é uma casa de respeito enorme, um lugar incrível, de onde eu saí de portas abertas. Sei lá se a gente vai trabalhar juntos de novo. O que eu quis eu realizei, que foi criar uma multiplicidade de acontecimentos que me permite estar em todos os lugares. Quando eu saí, estava rolando a campanha de ser Uma Só Globo. E eu queria ser mil Otavianos. E deu certo”, analisou. 

Empresário

Quando deixou a líder de audiência, em 2019, ele e Flávia Alessandra decidiram abrir a agência Family e ambos passaram a gerenciar suas próprias carreiras. E no meio de diversas análises e reflexões, eles chegaram à conclusão de que passaram anos ajudando marcas e empresas a alavancarem seus nomes e produtos com suas imagens. 

E por conta disso, decidiram dar um passo além e deixaram de ser apenas os garotos-propagandas para se tornarem donos da maior rede de clínicas de harmonização facial do país, que já possui 191 unidades espalhadas por todo o país. A meta é chegar a 350 lojas até o final deste ano.

“O mercado está mais preparado para esta visão de negócio que a gente começou a acreditar. Cases como o de Anitta e de Gisele Bündchen serviram de inspiração para acreditarmes neste modelo de negócio, que hoje para a gente é irreversível. Vemos nessa prateleira da estética uma parceria que faz todo o sentido. Não é só a ponta da imagem, do marketing, é da inteligência do negócio, é da sociedade, da pulsação do dia a dia dele. E assim como este negócio, nós temos outros que estão com a mesma formatação. E isso é muito provocador e inspirador para a gente”, avaliou.