..::data e hora::.. 00:00:00

Economia

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Senado marca data para audiência com Campos Neto, presidente do BC

Senado marca data para audiência com Campos Neto, presidente do BC

Declaração foi dada pelo deputado Lindbergh Farias

A audiência do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto , no plenário do Senado foi marcada para o dia 3 de agosto, segundo o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). A declaração foi dada após reunião com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Além de Farias e Pacheco, estavam na reunião representantes de diversos partidos governistas, como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), o líder do PSD na Câmara, Antônio Brito (BA), entre outros.

O grupo pressiona Pacheco por uma redução na taxa básica de juros (Selic), que está em 13,75% ao ano, maior nível desde 2016.

O grupo entregou também uma petição para que o Senado investigue a política monetária do BC. Na lista que assinam o documento estão representantes do PT, PV, MDB, PSD, PSol, PSB, PDT, PC do B e Rede.

O pedido é de instauração de procedimento apuratório “acerca da política monetária do Banco Central do Brasil”, diz trecho do comunicado. Os parlamentares querem uma investigação de “possível motivação viciada e vício de finalidade, desconectada dos acontecimentos fáticos precedentes que levaram o Banco Central do Brasil a manter a taxa de juros em 13,75%”.

Desde 2021, quando foi aprovada a lei de autonomia do Banco Central, cabe ao Senado a destituição do presidente da autoridade monetária.

Na petição, os parlamentares pedem “apuração” da “responsabilidade” do atual presidente do Banco Central no que chamam de “demora e ao não cumprimento adequado e tempestivo do controle da inflação, do emprego e desenvolvimento econômico e social”.

Pacheco já havia anunciado que realizaria uma audiência com Campos Neto no Senado, mas faltava decidir o dia.