..::data e hora::.. 00:00:00

Economia

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Presidente da Petrobras defende manutenção da paridade internacional

Presidente da Petrobras defende manutenção da paridade internacional

Estatal adotou política em 2016 e, desde então, reajusta o preço dos combustíveis de acordo com o mercado externo

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, disse nesta segunda-feira (25) que apoia a política de Preços de Paridade de Importação (PPI) que vincula o preço dos derivados de petróleo ao mercado internacional. A manifestação foi feita em vídeo no LinkedIn, na primeira defesa pública da empresa desde que assumiu o comando da estatal, em 14 de abril. 

Desde outubro de 2016, quando a Petrobras adotou o PPI, o combustível no Brasil supera a inflação em mais de 30%. A empresa calcula o preço dos combustíveis considerando a cotação do barril de petróleo no mercado internacional e do câmbio, além de custos de frete marítimo.

No vídeo compartilhado por José Mauro, chamado “o negócio é o seguinte: preço de mercado”, a empresa reforça a venda de acordo com o mercado global, para que seja possível “que empresas tragam produtos para o Brasil”.

“Em um mercado global e conectado como esse, precisa de uma referência comum para funcionar bem. É como se todo mundo precisasse falar a mesma língua para poder comprar o que precisa e vender o que produz”, diz o vídeo.

Um dos principais motivos pela troca do ex-presidente da empresa, Joaquim Silva e Luna, por Coelho, foi a melhoria da comunicação da estatal com a sociedade. 

petrobras 002 web