..::data e hora::.. 00:00:00

Economia

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

‘Não tem como’, diz Mourão sobre mudar política de preços da Petrobras

‘Não tem como’, diz Mourão sobre mudar política de preços da Petrobras

Vice-presidente comemorou redução do ICMS

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão , disse nesta segunda-feira (4) ser inviável a mudança da política de preços da Petrobras, que obriga o reajuste dos combustíveis de acordo com parâmetros internacionais. 

“Acho extremamente complicado. Acho que não há condições de fazer isso por uma razão muito simples: nós importamos combustível. E se alguém vai importar combustível por um preço X e vender aqui a Y, que é menor que X, não tem como, essa conta não para em pé”, disse Mourão à jornalistas.

O presidente Jair Bolsonaro, insatisfeito com a companhia, disse que o novo comandante da estatal vai estudar a possibilidade de mudança da política .

Desde outubro de 2016, a Petrobras adota a política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula o preço dos derivados de petróleo ao mercado internacional. Após cinco anos da mudança, o combustível no Brasil concentra a maior alta da história, superando a inflação em mais de 30% .

O vice-presidente também comemorou a redução do ICMS e afirmou que ela não vai afetar o caixa de governadores.

“Vários governadores de imediato tomaram as providências no sentido da redução no ICMS, de acordo com o que tinha sido aprovado pelo Congresso. Outros buscaram recorrer, mas também já diminuíram. Como o preço do combustível está lá em cima, acho que a arrecadação não está caindo, muito pelo contrário, todo mundo está arrecadando mais”, declarou.

Mourão completou dizendo que espera queda na inflação nos próximos meses, como sugeriu Campos Neto , Presidente do Banco Central (BC). 

“Se espera uma redução. O próprio presidente do Banco Central já disse que vai começar a refecer e óbvio que a questão do preço do combustível é um dos indicadores. Também houve redução do ICMS em energia, que é outro item que também tem uma influência muito grande na inflação. Acho que teremos dias um pouco melhores”.