..::data e hora::.. 00:00:00

Economia

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Guedes culpa dois ministros por fracasso da reforma administrativa

Desavenças conhecidas do ministro da Economia foram atribuídas como culpadas felo fracasso da reforma administrativa

Na sexta-feira (10), o ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu para um almoço com empresários em São Paulo. Durante o encontro, ele criticou dois colegas de governo, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, com quem acumula desavenças de longa data, e seu desafeto mais recente, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni. 

Segundo fontes ouvidas pelo colunista Lauro Jardim, Guedes teria culpado a dupla pelo fracasso da reforma administrativa. O ministro disse que os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco estavam alinhados com o texto, mas os ministros “preferem não mexer em nada, não mudar o Brasil”.

A assessoria do ministro da Economia informou em nota enviada ao GLOBO que “não bateu em ministros. Apenas diz a verdade quando perguntam porque reformas não andam: por que há quem aconselhe o Presidente que reformas tiram votos. Não é bater gratuitamente, é informar porque reforma administrativa parou”.

Ao participar do 11º Seminário de Administração Pública e Economia do IDP, (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), no início do mês, Guedes culpou o  “entorno de Bolsonaro” pelo revés.

Guedes já discutiu com Onyx em outra ocasião, relacionada ao fundo de estabilização do preço de combustíveis e o acusou de ser o ministros  “que mais fala e menos entrega”.

Quanto a Marinho, a desavença vem do ano passado e estava relacionada ao pedido do ministro do desenvolvimento regional de furar o teto de gastos com precatórios , o que acabou acontecendo em 2021.