..::data e hora::.. 00:00:00

Economia

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Governo do Acre promove rodadas de negócios para comercializar trutas salmonadas andinas

Governo do Acre promove rodadas de negócios para comercializar trutas salmonadas andinas

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), promoverá nos dias 18 e 19 de dezembro, rodadas de negócios para comercializar trutas salmonadas produzidas no Lago Titicaca, no Peru.

O evento tem parceria com a Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac) e o grupo peruano Perbra Holding e visa à comercialização do pescado com empresários acreanos ligados ao setor de supermercados, bares e restaurantes que trabalham com a produção de sushis e similares.

A truta salmonada já é consumida pelos acreanos. O detalhe é que vai antes para São Paulo e chega ao Acre como produto chileno. De acordo com Alejandro Salinas, diretor comercial da Perbra, a partir das novas prospecções trabalhadas com apoio do governo do Acre desde a Expoalimentaria, evento realizado setembro, em Lima, a ideia é encurtar caminhos. “Essa truta vai chegar ao Acre em tempo bem menor e com uma excelente qualidade para o consumo”, explica.

Produtores da região da cidade peruana de Puno desembarcam no próximo fim de semana em Rio Branco para contatar empresários.

Aulas-show e degustações serão realizadas na Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, na Cidade do Povo. “É uma grata satisfação disponibilizar o espaço dos nossos centros para a realização de eventos desse nível”, diz o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley.

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, lembra que o evento é a continuidade da agenda de comércio exterior que vem sendo desenvolvida com aval do governador Gladson Cameli, buscando o fortalecimento do corredor interoceânico e da balança comercial, já que os produtores das regiões norte e sul do Lago Titicaca são importadores de proteína animal da indústria acreana: “Estamos convidando quem trabalha com esse alimento para participar das aulas-show e fazer a prospecção de negócios”.

Encontro técnico
Na tarde do dia 18, a Seict vai promover um encontro técnico com os empresários peruanos com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto de Defesa Animal e Florestal (Idaf) e órgãos afins, para debater as providências aduaneiras para importação do pescado.

O Estado também participará de um dia de campo que será realizado com empresários peruanos produtores de Truta Salmonada, na Fazenda Mariana, na BR-364, durante a manhã do dia 19. O encontro encerra com uma visita à Indústria Nutrak, no Parque Industrial de Rio Branco.

Diferenças entre salmão e truta salmonada
Ambos os peixes são muito ricos em proteínas e outros nutrientes, tais como ômega 3 e vitamina B12. A truta salmonada tem uma cor mais intensa do que o salmão, graças ao chamado processo de “salmonização”. Esse processo passa pela ingestão de um pigmento, que existe naturalmente nos peixes, ou é fornecido por suplemento alimentar.