..::data e hora::.. 00:00:00

Economia

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Albuquerque promete definir presidente da Petrobras até assembleia

Albuquerque promete definir presidente da Petrobras até assembleia

Votação do Conselho está marcada para dia 13 de abril

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afastou a possibilidade de adiar a votação do Conselho de Administração da Petrobras , que promete conduzir o novo presidente da estatal ao cargo. A assembleia dos acionistas está marcada para o dia 13 de abril e ocorre em meio à confusão na troca de comando da Petrobras. 

“Nunca trabalhei com outra ideia. Não podemos ficar empurrando a situação”, disse o ministro ao blog da Ana Flor, do g1, nesta quarta-feira (6). Ele afirmou que o governo está na fase de “definir perfil dos indicados, de acordo com a conjuntura nacional”.

Pelas regras da estatal, o governo, que é controlador, pode requerer a companhia que ela retire a votação da pauta. E a estatal pode submeter a matéria a votação no dia da assembleia. Os apontados, no entanto,  desistiram de assumir os cargos. 

Albuquerque disse nesta terça-feira (5) que  ainda não apresentou novos nomes ao presidente Jair Bolsonaro pois o momento requer “muita prudência, responsabilidade e habilidade”.

O Ministério de Minas e Energia afirma que ainda busca nomes que  “preencham o perfil” para ocupar os cargos de presidente da Petrobras e de presidente do Conselho de Administração da empresa.

O governo tentou outro nome ainda nesta segunda (4): Décio Oddone , ex-presidente da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), ex-funcionário de carreira da Petrobras e atual presidente da Enauta. Segundo o colunista Lauro Jardim, do GLOBO, ele recusou o convite nesta terça (5).

Enquanto isso, o Secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia,  Caio Paes de Andrade é o nome mais cotado para assumir a presidência da empresa. O nome é defendido por ministros do governo e ele já foi entrevistado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O nome de Paes de Andrade ganhou a oposição do presidente da Câmara , Arthur Lira (PP-AL), de acordo com fontes do governo. A falta de experiência também fez o secretário não ser o preferido do ministro Bento Albuquerque, que chegou a entrevistá-lo para o cargo.