..::data e hora::.. 00:00:00

Amazônia

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Governo assina termo de cooperação técnica com associação do Povo Noke Ko’i

Governo assina termo de cooperação técnica com associação do Povo Noke Ko’i

A expansão da linha de transmissão (LT) de energia elétrica que fará a ligação da região do Juruá com o circuito nacional está prestes a se tornar realidade. O governo do Acre, por meio das secretarias de Turismo e Empreendedorismo (Sete), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi) e do Corpo de Bombeiros, assinou um termo de cooperação técnica com a Associação Geral do Povo Noke Ko’i da Terra Indígena (TI) Campinas Katukina, tendo como interveniente a empresa Transmissora Acre, que irá implantar a LT 230 kV, no trecho de Feijó a Cruzeiro do Sul.

Em solenidade realizada em Cruzeiro do Sul, na TI Campinas Katukina, na manhã desta segunda-feira, 24, foi instituído o Comitê de Governança do Plano Básico Ambiental, ocasião em que o Estado firmou o compromisso de promover ações específicas na área, nos setores de turismo e produção de artesanato, como a emissão oficial da Carteira de Artesão, além de promover intercâmbios culturais entre os Katukina e outros povos e apoiar na realização de festivais indígenas.

indigenas 002 webRepresentantes de diversas entidades participaram da solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica. Foto: cedida

A assessora técnica da Sete, Iraci Magalhães, suplente no assento da pasta no comitê, representou o secretário Marcelo Messias. Outros órgãos, como a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Instituto de Meio Ambiente do Acre (Ibama), Departamento Nacional de  Infraestrutura e Transporte (Dnit), Universidade Federal do Acre (Ufac), Polícia Rodoviária Federal do Acre (PRF), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Prefeitura de Cruzeiro do Sul também assinaram o termo, cada um com suas atribuições previamente acordadas. O Corpo de Bombeiros do Acre, por exemplo, vai instituir a primeira brigada de incêndio indígena do Acre.

indigenas 003 webUma placa marcou o acordo. Foto: cedida

Na ocasião também foi lançada a pedra fundamental das obras que serão realizadas na região, previstas como medidas de compensação, de acordo com o projeto de licenciamento ambiental da linha de transmissão.