A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado do Acre, capitaneada pelo deputado Nicolau Júnior (PP), lança convite à sociedade para participar da ‘Caravana 364 Pede Socorro’, numa agenda que tem como objetivo unir forças entre parlamentares, autoridades, representantes da sociedade civil e população em geral, para fiscalizar e mostrar para as autoridades federais quanto é urgente a recuperação da BR 364, rodovia fundamental para integração, escoamento da produção e o acesso aos serviços essenciais na região Norte do país.
Calendário
A data da expedição está marcada para o próximo dia 05 de junho, com saída prevista para as 05:30hs, com concentração no Lago do Amor, ali nas imediações da Fundhacre. Ato contínuo, a programação estabelece um café da manhã na Ponte do Rio Caeté, às 07:30 hs, com almoço agendado para a chegada em Tarauacá. No segundo dia da visita técnica, já em Cruzeiro do Sul, café da manhã ao raiar do dia, com lugar na prefeitura do município, e as 8:30 hs um ato público defronte à Catedral de Cruzeiro do Sul.
Enfermo
O ex-presidente americano Joe Biden foi diagnosticado com uma “forma agressiva de câncer de próstata”, segundo comunicado divulgado ontem, domingo, 18, por seu escritório pessoal. A doença já se espalhou para os ossos.
Diagnóstico
Na semana passada, o ex-presidente foi examinado após apresentar sintomas urinários crescentes, e foi identificado um novo nódulo na próstata. Na sexta-feira, 16, Biden foi diagnosticado com câncer de próstata, “com um escore de Gleason 9 (Grupo de Grau 5), com metástase óssea”, diz a nota.
Tratamento
Embora represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz. Ainda segundo a declaração, Biden e sua família “estão avaliando as opções de tratamento com seus médicos”.
Vaticano
Geraldo Alckmin representou o Brasil na missa inaugural do pontificado do papa Leão XIV, neste domingo, no Vaticano. Acompanhado da esposa, Lu Alckmin, o vice-presidente entregou ao pontífice um convite oficial para a COP 30, que será realizada em Belém em novembro. Ele destacou a ligação do papa com a América Latina e a Amazônia, lembrando que sua trajetória sacerdotal foi no Peru.
Reminiscências
Em tom bem-humorado, Alckmin comentou que conversaram em “portunhol” e se emocionou com a cerimônia, relembrando sua infância como coroinha.
Paz
O Papa Leão XIV também tratou do conflito envolvendo a Ucrânia e a Rússia. Após a missa, a presidente Ucraniano Zelensky teve uma audiência privada com Leão XIV, na qual agradeceu seu apelo por uma “paz justa” na Ucrânia. O papa mencionou a guerra durante a celebração, chamando a Ucrânia de “martirizada” e pedindo por uma paz duradoura. (g1)
Agenda
Após viagens à Rússia e à China realizada na semana passada, o presidente Lula se reuniu na sexta-feira, 16, com ministros e aliados para discutir o enfrentamento da crise provocada pelo escândalo dos descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS. O caso, que deve levar à criação de uma CPMI no Congresso, expôs divisões dentro do governo. O ministro da Casa Civil Rui Costa criticou publicamente a atuação da CGU na condução das investigações, questionando a falta de comunicação prévia com o Planalto. Vinicius de Carvalho, por sua vez, se defendeu alegando que o governo foi informado em diversas reuniões, embora sem rebater diretamente as críticas.
O ministro e o cartola
Gilmar Mendes decidiu não atender ao pedido de retorno de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF. Em despacho neste domingo, 18, o ministro do STF rejeitou a cautelar urgente apresentada pela defesa do dirigente afastado e solicitou que as partes envolvidas, incluindo o PCdoB, o MP do Rio, a AGU e a PGR, se manifestem em até cinco dias.
Escalação
Com apoio de 25 federações e dez clubes, Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, tomará posse na presidência da CBF no próximo dia 25, sem adversários na disputa. Xaud assume até 2029, substituindo Ednaldo Rodrigues, afastado pela Justiça após denúncias de falsificação de assinatura.
Tempos modernos
Os casamentos entre pessoas do mesmo gênero atingiram um novo recorde em 2023. Dados do IBGE mostram que houve 11.198 registros de união entre pessoas do mesmo sexo, maior marca desde 2013, quando o CNJ garantiu o direito ao casamento civil para a população LGBTQIA+.
Termômetro
O aumento foi puxado pelas mulheres, com crescimento de 5,9% nos casamentos entre elas, em relação a 2022, enquanto entre os homens houve queda de 4,9%. Apesar da alta, as uniões entre pessoas do mesmo gênero representaram apenas 1,9% do total de casamentos civis registrados em 2023. Foram 940.799 casórios, uma queda de 3% em relação a 2022.
Polêmica
Ainda sobre questões familiares, uma proposta de reforma do Código Civil em discussão no Senado abre caminho para que cônjuges deixem de ser herdeiros necessários em testamentos, o que hoje é proibido por lei. O novo texto permite que, em vida, uma pessoa exclua expressamente o companheiro da herança, mesmo que ele seja o único familiar. Juristas e advogados alertam para possíveis distorções e questionam a pressa da proposta, ainda em fase inicial de tramitação.
Regramento
Prevista para ser divulgada hoje, a Nova Política de EAD (ensino à distância) foi “vazada” no domingo pelo próprio site do MEC. Entre as mudanças estão a vedação a aulas totalmente online de cursos de licenciatura e da área da Saúde, que terão de ser presenciais ou semipresenciais. O motivo é a natureza essencialmente prática desses cursos, que exigem atividades em laboratório, aulas presenciais e estágios.
Extradição
A Bolívia entregou neste domingo à Polícia Federal brasileira Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, um dos líderes do PCC, capturado dois dias antes em Santa Cruz de la Sierra. Foragido há cinco anos, ele foi preso com documentos falsos e expulso do país, acelerando sua transferência sem necessidade de extradição. Tuta foi entregue na cidade fronteiriça de Corumbá (MS) e levado em avião da PF para a Penitenciária Federal de Brasília, onde ficará sob custódia máxima com outros chefes de facções. (Estadão)