..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Orai por nós

Orai por nós

Na tarde de sábado, 10, teve lugar ao longo da avenida Chico Mendes, em cortejo que saiu da Gameleira indo até a Arena da Floresta, a Marcha para Jesus 2025. A caminhada, que reuniu milhares de evangélicos, contou com a parceria do governo do estado a da prefeitura da capital acreana e, a exemplo do que ocorreu nos anos anteriores, atraiu agentes políticos.

Ensejo

O governador Gladson Camelí (PP) e a vice-governadora Mailza Assis (PP), o prefeito da capital, Tião Bocalom (PL) e esposa, além de vários políticos (com e sem mandato), se juntaram a líderes evangélicos diante de uma verdadeira multidão de aproximadamente dez mil fiéis, que percorreram a pé o trajeto. Dois trios elétricos e apresentações musicais gospel animaram o público, numa agenda que misturou o sacro e o profano (se é assim que pode se considerar a lida política).

Calendário

A Marcha para Jesus é um evento organizado por entidades cristãs em todo o mundo. Em Rio Branco, foi realizada pela Associação dos Ministros do Evangelho do Acre (Ameacre). A organização do evento afirma ter recebido caravanas do interior do estado. Mais de 75 denominações evangélicas estiveram presentes.

Logística

Pensada para oferecer conforto e tranquilidade ao público cristão, o planejamento de segurança da Marcha para Jesus contou com agentes de trânsito da RBTrans, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e mais de 150 seguranças particulares, informou a organização.

Segurança

Agentes de trânsito orientaram os motoristas para seguir outra rota. Durante o percurso, batedouros acompanharam o trajeto. Segundo as autoridades do trânsito, esse planejamento de segurança foi idealizado para que todos pudessem ir e vir em paz. Tanto os pedestres como os motoristas foram orientados para que a pacífica realização do evento.

Imagem2

Palpos de aranha

A Primeira Turma do STF chegou a quatro votos no , 10, para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Parecer

Os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia seguiram o voto do relator Alexandre de Moraes para condenar a parlamentar e o hacker. A maioria propôs uma pena de dez anos em regime inicialmente fechado, multa e perda de mandato a Zambelli; e oito anos e três meses de prisão em regime inicialmente fechado mais multa para Delgatti, além de ambos terem que pagar uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos. Espera-se que a votação termine até esta sexta-feira com o voto de Luiz Fux.

Imagem3

Olhar à direita

Uma suposta articulação do ex-presidente Michel Temer por um candidato alternativo de direita à Presidência da República em 2026 revoltou os bolsonaristas neste domingo,11. “A direita sem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é direita sem voto, simples assim”, disse à Fabio Wajngarten, advogado e ex-secretário especial de Comunicação do governo Bolsonaro, reagindo à tese suscitada por Temer.

Objeção

Wajngarten já havia se manifestado contrário à tese, logo cedo da manhã, nas redes sociais, após a publicação de um editorial do jornal O Estado de S. Paulo, intitulado “Uma luz à direita”, dando conta da articulação encabeçada por Temer, que estaria estimulando os governadores de oposição - Tarcísio de Freitas (São Paulo), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ratinho Junior (Paraná - a lançarem suas pré-candidaturas sem atacarem os demais e só no primeiro semestre que vem decidirem entre eles quem seria o adversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve buscar a reeleição.

Neutralização

O intento de Temer som o desenrolar da tese, seria uma tentativa de neutralizar a influência de Bolsonaro no pleito, que detém apoio popular e liderança nas pesquisas, apesar de ter sido declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e de enfrentar um processo por golpe de Estado no STF (Supremo Tribunal Federal).

Aventura

O movimento de Temer preocupou os apoiadores de Bolsonaro, que deseja, se não conseguir reverter as condenações, escolher o candidato da direita. “Quem se aventurar a se candidatar nas costas do presidente Bolsonaro será derrotado e terá de dar um cavalo de pau. A matéria-prima da eleição é o voto”, disse Wajngarten. “A usina de voto é Bolsonaro. Hoje mais do que nunca é hora de estar ao lado dele ao invés de conspirar um grupo político sem ele”, pontuou o ex-secretário de comunicação de Bolsonaro.

Imagem4

Bandeira branca

Fim de semana de trégua na guerra tarifária. Após uma série de reuniões em Genebra, na Suíça, os Estados Unidos e a China, as duas maiores economias do planeta, concordaram em reduzir as tarifas durante os próximos 90 dias. Os EUA reduzirão as tarifas sobre produtos chineses de 145% para 30% e a China reduzirá as tarifas sobre as importações dos EUA de 125% para 10%. “Queremos um comércio mais equilibrado e penso que ambos os lados estão empenhados em conseguir isso”, disse Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA.

Negociação

Na declaração que a China divulgou com os EUA simultaneamente, o Ministério do Comércio chinês acrescenta que “as consultas contínuas ajudarão a resolver questões que preocupam ambos os lados nos domínios econômico e comercial”. O governo de Donald Trump vinha sofrendo enorme pressão interna para alcançar um acordo com Beijing, incluindo dos executivos das gigantes Walmart e Target sobre o risco de haver prateleiras vazias em suas lojas. Apesar das declarações cada vez mais hostis antes das negociações, ambos os times enfatizaram a atmosfera cooperativa das reuniões.

Reação

Com o anúncio, o mercado de contratos futuros dos Estados Unidos começou a semana em forte alta, com o Dow Jones Futuro subindo 2,03%, o S&P 500 Futuro com ganhos de 2,61% e o Nasdaq Futuro, por refletir o setor de tecnologia, muito afetado pelas tarifas, valorizando 3,51%. Já o índice Xangai fechou em alta de 0,82%, enquanto Hong Kong avançou 2,98%. Na Europa, com exceção do FTSE 100, do Reino Unido, que ronda a estabilidade, o cenário é similar ao da Ásia. O DAX (Alemanha) chegou a subir 1,5%, mas perdeu um pouco o ímpeto para 0,51% e o FTSE MIB (Itália) atingiu nível mais alto desde 2007, após desempenho positivo de mais de 2%.

Lula lá

Enquanto isso, nesta semana Xi Jinping recebe em Beijing o presidente Lula e outras autoridades da América Latina e do Caribe para reforçar a parceria da China com os países da região, tanto comercial quanto geopolítica, como contrapeso aos EUA.

Números

No ano passado, o comércio entre China e América Latina atingiu quase US$ 519 bilhões, perto do dobro do valor de uma década atrás. Mas há uma disputa de preços entre esses países também. Lula vem aumentando as tarifas sobre ferro, aço e cabos de fibra ótica e os países da América Latina estão “extremamente preocupados” com o fato de os exportadores chineses, excluídos do mercado dos EUA, desviarem produtos baratos para lá.

Balanço

Agora, um dos efeitos da guerra tarifária foi o de beneficiar produtores brasileiros na venda de carne. Frigoríficos americanos estocam carne brasileira, prevendo o aumento de preços com o tarifaço, e o Brasil também se tornou uma fonte de carne magra para a China. Como resultado, os preços do produto brasileiro aumentaram cerca de 20% desde o início de abril.