..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Interdição

Interdição

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), e a Prefeitura de Rio Branco, via Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), anunciaram que a partir da próxima segunda-feira, 12, o trânsito da Avenida Ceará, em Rio Branco, será parcialmente interditado no trecho da empresa Polo Car, na Avenida Getúlio Vargas, até o próximo semáforo da Rua José de Melo, para que o Estado possa avançar nas obras do futuro complexo viário.

Fluxo

A interdição será em duas das quatro pistas do trecho, sendo mantida uma pista de sentido centro-bairro e de bairro-centro. O trecho compreende a alça 4 do viaduto, onde será iniciado o serviço de perfuração das estacas que darão sustentação às escavações para o rebaixamento da própria avenida, visando à construção da estrutura.

Cronograma

Técnicos da Secretaria de Obras explicam que as intervenções ocorrerão de forma alteradas. Assim que for concluída uma alça, haverá o início da outra. Concluído os serviços na alça 4, o passo seguinte será a intervenção na alça 2, na altura do Colégio de Aplicação. Na sequência, a intervenção na alça 3, ao lado da Borracharia 24 Horas, e por último a alça 1, em frente à Secretaria de Estado de Governo (Segov)”.

Imagem2

Morada

A crise do escândalo no INSS está instalada no Palácio do Planalto de vez. Em entrevista ao Globo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, culpou a Controladoria-geral da União (CGU), comandada por Vinicius Carvalho (que não quis comentar), por não fazer os alertas devidos “a nível de ministro” assim que as primeiras apurações sobre as fraudes apareceram. (Globo)

Esquiva

Por conta da inércia, o chefe da Casa Civil Rui Costa acredita que o governo perdeu a chance de enfrentar o problema mais cedo e afastar a crise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ao fim e ao cabo, nós deixamos passar dois anos, período no qual mais pessoas foram lesadas, para poder corrigir o problema? O papel da Polícia Federal não é mesmo o de avisar nada a ninguém, é apurar ato criminoso. Ela está no papel dela, correto, sem reparo. Agora, a função de qualquer Controladoria é preventiva e não corretiva ou punitiva”, afirmou o ministro. (Globo)

Inércia

Rui Costa acrescentou que a extensão dos desvios não teria sido apresentada diretamente ao ex-ministro Carlos Lupi e que a atuação contra as fraudes deveria ter começado ainda em 2023. (Globo)

Estrago

Enquanto isso, um vídeo feito pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre as fraudes do INSS, com a mesma linguagem e estética daquele feito na crise do PIX, ultrapassou a marca de 103 milhões de visualizações. Só que o Planalto optou por delegar a parlamentares do PT a resposta ao vídeo. (Globo)

Rebate

O governo avaliou que ainda não é o caso de uma resposta institucional via Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). A liderança do PT na Câmara distribuiu aos deputados uma cartilha de 30 páginas, com o título “Desmentido Nikolas Ferreira – INSS”, com uma série de argumentos para rebater Nikolas. (Poder360 e Globo)

Contra-ataque

Um possível antídoto, segundo uma ala do PT, seria o partido apoiar a instauração da CPMI do INSS para tentar rebater o discurso da oposição. Mas isso depende do aval do Planalto, que já se declarou contra. Esses petistas defendem que entrar no debate seria uma chance de expor publicamente que as fraudes começaram nos governos Temer e Bolsonaro e desarmar os bolsonaristas. No governo, a percepção é de que a crise ainda não chegou a Lula e que uma CPMI daria a chance de a narrativa de corrupção colar no presidente. (UOL)

Prazo

Quanto a devolução dos recursos afanados dos dependentes do INSS, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o órgão tem 15 dias para explicar como será feito o ressarcimento do dinheiro descontado irregularmente dos aposentados e pensionistas. (g1)

Imagem3

Excrescência

A Câmara dos Deputados sabe ser ágil. No mesmo dia em que o parecer foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, o plenário decidiu, por 315 votos a 143, suspender um processo que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) e apura o envolvimento do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin, na trama golpista articulada para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. O texto não precisa passar pelo Senado e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), promulgou a proposta logo após a votação. (g1)

Efeitos colaterais

Ramagem é o único parlamentar réu na ação contra os golpistas. O relatório da CCJ não restringe a paralisação da ação penal ao nome de Ramagem, o que pode abrir uma brecha para que o processo como um todo seja paralisado, o que beneficiaria Bolsonaro e outros réus. (g1)

Reação

Quatro ministros avaliam que o movimento do Legislativo ultrapassa os limites constitucionais e tende a ser derrubado. Para eles, a Corte já deixou claro que a Câmara só pode barrar crimes cometidos após a diplomação de um parlamentar, e no caso de Ramagem, a maioria das acusações se refere ao período anterior ao mandato. A decisão final caberá à Primeira Turma do STF, presidida por Cristiano Zanin, que recentemente reforçou essa interpretação ao enviar ofício à Câmara listando os crimes sob competência do Legislativo. (Folha)

Imagem4

Audiência

Poucos dias depois de ter alta hospitalar, Bolsonaro participou de uma manifestação esvaziada em Brasília, pugnando pela anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro. Falando a apenas 4 mil apoiadores, segundo a metodologia de cálculo da USP, ele defendeu que o perdão seria uma atribuição exclusiva do Congresso, numa referência indireta a uma análise de inconstitucionalidade pelo STF. (UOL)

Imagem5

Elevação

O Banco Central elevou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 14,75% ao ano, maior patamar desde julho de 2006. Na avaliação do Comitê de Política Monetária (Copom), a economia global segue pressionada pela política comercial dos Estados Unidos, que tem alimentado incertezas sobre o ritmo de desaceleração global e sobre os efeitos na inflação entre países. (MoneyTimes)

Futuro

Para as próximas decisões, no entanto, o Copom sinalizou que manterá flexibilidade, mas não apontou uma direção quanto ao que será feito, se limitando a dizer que “o cenário de elevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional na atuação da política monetária”. (MoneyTimes)

Ranking

Com a Selic agora em 14,75%, o Brasil tem a terceira maior taxa de juro real do mundo, atrás apenas de Turquia e Rússia, segundo relatório do MoneYou. A taxa real, que desconta a inflação projetada de 5,35% nos próximos 12 meses, chegou a 8,65%. (CNN Brasil)

Congelamento

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed, o banco central do país) decidiu manter a taxa básica de juros entre 4,25% e 4,50%. É a terceira reunião consecutiva sem mudanças, mas a sinalização foi de que os riscos de inflação e desemprego aumentaram. O presidente do Fed, Jerome Powell, admitiu que as tarifas estão distorcendo os indicadores e gerando cautela entre empresas e consumidores e por isso a autoridade monetária acha ser “apropriado ser paciente”. Donald Trump vem cobrando publicamente a redução dos juros. (Wall Street Journal e Washington Post)

Aos amigos, tudo

Memorandos do Departamento de Estado dos Estados Unidos indicam que a política de tarifas comerciais de Donald Trump está sendo usada para beneficiar o bilionário Elon Musk, apoiador na campanha e hoje assessor do presidente. Países como Lesoto, Somália, Vietnã e Paquistão estariam sendo pressionados a assinar contratos bilionários de internet via satélite com a Starlink de Musk como “gesto de boa vontade” nas negociações comerciais com Washington, embora não os condicione explicitamente à redução de tarifas. (Washington Post)