O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) participa do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB). Durante a programação de terça-feira, 27, servidores da Corte de Contas apresentaram o artigo “Desenvolvimento do painel de indicadores ambientais do Estado do Acre para avaliação de políticas públicas”, um dos dez trabalhos científicos previamente selecionados nas áreas de inovação, tecnologia e educação ambiental.
O trabalho foi apresentado pela coordenadora do Eixo Ambiental e assistente da Coordenação-Geral do Grupo de Trabalho Adjunto dos Cuidados do Igarapé São Francisco, Dirlei Bersch, e pelo secretário-geral da presidência do TCE-AC, Irailton Lima. O artigo destaca a funcionalidade e os objetivos do Painel de Indicadores Ambientais do Acre, como instrumento de controle e disseminação da informação ambiental, além de detalhar o processo de construção participativo, estabelecido por meio de parcerias com instituições da gestão pública estadual e municipal, instituições de pesquisa, universidades e a sociedade civil.
As apresentações ocorreram na sala Rio Negro, no Centro de Convenções Vasco Vasques e foram coordenadas pela conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, do TCE-AP e diretora do IRB, com participação de representantes de dez tribunais de contas de diferentes estados.
A conselheira substituta do TCE-RS, Daniela Zago, referência nacional na área, defendeu que o enfrentamento das mudanças climáticas seja prioridade nos órgãos de controle. Em sua apresentação, propôs um roteiro de curadoria ambiental voltado aos tribunais e ministérios públicos de contas.
O artigo do TCE-AC compõe o livro: “Os tribunais de contas e a sustentabilidade: governança e controle no enfrentamento das mudanças climáticas” lançado, nessa quarta-feira, 28 durante a programação do IX Congresso, na capital amazonense.