..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Servidores da Saúde do AC fazem manifestação e pedem revisão do PCCR

Servidores da Saúde do AC fazem manifestação e pedem revisão do PCCR

Protesto ocorreu na manhã desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Sesacre ainda não se pronunciou sobre se irá dar prioridade à revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração

Os servidores da Saúde do Acre fizeram uma reivindicação, na manhã desta terça-feira (27), pedindo melhorias no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). A manifestação da categoria ocorreu na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e segundo eles, não existe reformulação ou mudança há 25 anos.

A Rede Amazônica Acre entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e aguarda retorno.

Segundo Jean Lunier, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac), o PCCR está em análise na Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e por conta disso, pediu celeridade para que o governo encaminhe o plano à Aleac.

aleac greve saude 002Jean Lunier, presidente do Sintesac em exercício, fala sobre as pautas de reivindicações da categoria — Foto: Júnior Andrade/Rede Amazônica

“Haja vista que nós estamos aí com 25 anos de perdas salariais, ou seja, desde 2000 até agora, até 2024, que o plano de carreira e salário da saúde não é revisado. Então nós fizemos um estudo, a Sesacre pagou uma empresa para fazer esse estudo e agora está em análise lá na PGE, e nós pedimos agora que haja tempo hábil para que esse plano venha para cá e seja aprovado nessa casa”, falou.

De acordo com o secretário-geral do Sintesac, Ivo Fernandes Leite, a categoria pede valorização e prioridade na revisão do PCCR.

“Nós estamos com medo de passar mais um ano aguardando sem a aprovação, a reformulação do nosso plano, que é a principal luta da saúde hoje. Caso o governo não chegue a um acordo para reformular o nosso PCCR, foi deliberado pela maioria nessa manifestação que a saúde irá fazer uma greve geral [...] então todos os servidores da saúde já fiquem atentos aos chamamentos dos sindicatos”, falou.

aleac greve saude 003Ivo Fernandes Leite, secretário-geral do Sintesac, fala sobre as reivindicações da categoria durante manifestação nesta terça-feira (27) — Foto: Júnior Andrade/Rede Amazônica

A deputada estadual Michelle Melo (PDT) foi uma das parlamentares que ouviu as reivindicações da categoria e ressaltou a importância dos profissionais, principalmente durante a pandemia de Covid-19.

“Hoje nós temos uma população de servidores da saúde esperando essa valorização no PCCR para poderem se aposentar. Nós temos pessoas que estão com a saúde mental afetada devido à falta de valorização em condições de trabalho. Ou seja, nós queremos que a saúde, de fato, em havendo uma brecha na lei de responsabilidade fiscal, ela seja prioridade da pauta política do Estado”, frisou.

aleac greve saude 004Deputada estadual Michelle Melo (PDT) fala sobre o protesto dos servidores da Saúde do Acre — Foto: Júnior Andrade/Rede Amazônica