..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Pelo segundo mês seguido, Acre tem saldo positivo na geração de empregos em março

Pelo segundo mês seguido, Acre tem saldo positivo na geração de empregos em março

Após três meses consecutivos de queda, entre o fim de 2024 e janeiro deste ano, estado teve mais contratações que demissões em fevereiro e março. Alta foi puxada pelo setor de serviços, que teve o maior número de contratações e o melhor saldo

O Acre teve saldo de 354 vagas de emprego no mês de março, conforme levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado é o segundo mês seguido de superávit, já que em fevereiro também foram mais contratações que demissões. (Confira mais abaixo)

No terceiro mês, foram 4.810 admissões e 4.456 desligamento no estado. O estoque mensal, ou seja, quantidade de pessoas empregadas com carteira assinada, era de 110,8 mil.

Apesar de uma queda na comparação com fevereiro, o índice em março no Acre representa a manutenção do saldo positivo após seguidas quedas entre o fim de 2024 e janeiro deste ano.

Confira os resultados de março por setor:

  • Serviços: 455 vagas
  • Comércio: -59 vagas
  • Indústria: 27 vagas
  • Agropecuária: -2 vagas
  • Construção: -67 vagas

Brasil

O país gerou 71,6 mil empregos formais em março deste ano, pior resultado para o mês desde 2020, no auge da pandemia da Covid-19 — quando foi registrada a demissão de 295 mil trabalhadores formais.

Ao todo, segundo o governo federal, foram registradas em março:

  • 2,23 milhões de contratações;
  • 2,16 milhões de demissões.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, avaliou que a queda do emprego formal em março deste ano está relacionado com o Carnaval, que ocorreu no início daquele mês, reduzindo o número de dias úteis.

Subida em fevereiro

Após três meses seguidos de queda, o estado teve saldo positivo de 630 vagas em fevereiro deste ano. O índice é quase a quantidade de vagas perdidas no resultado do mês anterior, que foi de 645 postos de trabalho.

No segundo mês do ano, foram 5.441 admissões contra 4.811 desligamentos, com estoque mensal de 110,5 mil. A maioria dos setores teve saldo positivo, com destaque para os serviços, com 600 vagas.