Durante a 20ª edição da Expoacre Juruá, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) firmou uma importante parceria para desenvolver a economia, com objetivo de gerar emprego e renda para as mulheres de Cruzeiro do Sul.
A assinatura do documento que formaliza a parceria entre governo e a Associação Amigos do Bem foi assinada na noite desta terça-feira, 1°, no estande da Sete na feira. A ação foi uma iniciativa do deputado estadual Pedro Longo, que destinou R$ 115 mil em emendas parlamentares para que os cursos possam ser ofertados à população.
“Não tínhamos como iniciar esta edição de uma forma melhor; é uma parceria com o deputado Pedro Longo, em que a Sete vai poder ofertar 11 cursos para 165 mulheres, de 18 a 60 anos. Vamos inserir essas pessoas no mercado de trabalho, capacitadas em diversos cursos. É uma parceria importante para fortalecer a economia no Juruá”, explicou o titular da Sete, Marcelo Messias.
Serão oferecidos os cursos de corte e costura, depilação, manicure e pedicure, tapete de barbante, laços e tiaras, design de sobrancelha, maquiagem, doces e salgados, personalização de guardanapos e empreendedorismo inteligente.
Pedro Longo reforçou a necessidade de oferecer cursos profissionalizantes para gerar emprego e renda: “Destinamos a emenda para profissionalizar mulheres aqui do Juruá em áreas que são muito demandadas. Agradeço ao secretário Marcelo e à Associação Amigos do Bem, que vai executar essa ação”.
O presidente da instituição, Jeferson Silva, explica que a entidade já desenvolve ações profissionalizantes em diversas áreas, para profissionalizar mulheres em situação de vulnerabilidade. “Somente neste ano capacitamos mais de 230 mulheres, e este é mais um projeto que desenvolvemos em parceria para melhorar a vida das pessoas”, informou.