..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Casa desaba em bairro de Rio Branco; família é retirada e recebe aluguel social

Casa desaba em bairro de Rio Branco; família é retirada e recebe aluguel social

Imóvel no bairro Taquari apresentava risco de colapso total e desabou na noite dessa quarta-feira (20). Defesa Civil fez vistoria no local para avaliar danos

Uma casa de madeira desabou na noite da quarta-feira (20) na Rua Baguari, no bairro Taquari, em Rio Branco. Um casal morava na residência, mas de acordo com a Defesa Civil municipal, ninguém ficou ferido.

A equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) esteve no local e encaminhou, inicialmente, a família para a casa de parentes, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. O aluguel social já foi concedido para garantir assistência temporária.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a lateral da casa tombou e ficou inclinada, apresentando risco de colapso total. A área foi isolada e a Defesa Civil Municipal também foi acionada para avaliação técnica.

A estrutura da casa já apresentava comprometimento devido ao desgaste da madeira e à umidade, fatores agravados pelas chuvas recentes que atingiram a capital, região historicamente sujeita a alagamentos.

Nesta quinta-feira (21), técnicos da Defesa Civil retornaram para averiguar as causas, já que na noite anterior não havia visibilidade e luminosidade. O tenente-coronel Cláudio Falcão explicou que o trabalho busca identificar se o problema foi provocado pela movimentação do solo ou pela própria estrutura do imóvel.

casa desaba 002Secretaria de Assistência Social foi até o local para prestar assistência após desabamento de casa no Taquari, em Rio Branco — Foto: Arquivo/Defesa Civil

Ele destacou ainda que o bairro possui risco hidrológico e geológico. “O Taquari é uma área historicamente de risco, com possibilidade de movimentação de massa que compromete edificações. Mas, também pode ter sido falta de manutenção da estrutura, o que ocorre com frequência em outras regiões”, afirmou.

Falcão disse ainda que o parecer técnico definitivo será emitido após análise detalhada. “Lembramos que, conforme o Código de Obras do município, a manutenção preventiva de imóveis em áreas privadas é de responsabilidade dos proprietários. A Defesa Civil orienta e dá suporte, mas cada família deve zelar pela segurança de sua residência”, complementou.

A Defesa Civil informou também que o laudo técnico com as causas do desabamento deve ser concluído nos próximos dias. Enquanto isso, a área segue isolada para evitar novos acidentes.