Obra será dividida em quatro lotes, pretende desafogar o trânsito na capital e inclui a construção da sexta ponte sobre o Rio Acre.
O Anel Viário de Rio Branco, também chamado de Arco Metropolitano, terá 27 quilômetros de extensão e será divididos em quatro lotes.
A obra vai contar ainda com a construção da sexta ponte sobre o Rio Acre de 360 metros. A ordem de serviço para implantação foi assinada na última segunda-feira (18) pelo governo do Acre.
O valor total da obra é de R$ 105,7 milhões. Nesta primeira etapa, o investimento é de R$ 39,5 milhões, destinados ao trecho de 10,24 km que liga a rodovia AC-10 à Vila Custódio Freire.
O projeto também prevê calçadas padronizadas ao longo do trajeto, com 1,5 metro de largura, voltadas para pedestres e atendendo normas de acessibilidade.
O Arco Metropolitano será construído em quatro lotes:
- Lote 1: 6,7 km ligando a BR-364 até a nova ponte;
- Lote 2: 6,2 km conectando a ponte à Estrada do Quixadá;
- Lote 3: pouco mais de 4 km até a rodovia AC-10 (estrada de Porto Acre);
- Lote 4: quase 11 km, da AC-10 até o Ramal do Romão.
A expectativa é que a obra melhore o fluxo de veículos em Rio Branco, reduza o tempo de deslocamento e desafogue as principais avenidas.
O anel viário também deve ampliar as rotas de escoamento da produção rural e beneficiar o setor da construção civil.
A construção conta com financiamento do Banco Fonplata e da Caixa Econômica Federal, em diferentes trechos.
Ainda segundo a presidente, a proposta de implantação do Anel Viário de Rio Branco/Arco Metropolitano, no entorno da capital, já estava finalizado desde maio de 2024.
Nesse primeiro momento, será construída a 6ª ponte, uma obra que compõe o Lote 3 do Arco Metropolitano. O contrato será feito em parceria com as secretarias de Estado de Administração (Sead) e Adjunta de Compras, Licitações e Contratos (Selic).