A medida foi tomada pela Federação Paulista de Futebol, após recomendação do Ministério Público de São Paulo, por causa de um confronto em novembro
A torcida organizada do Corinthians, Gaviões da Fiel, ficará proíbida de levar e exibir seus símbolos, bandeiras e adereços em estádios no Estado de São Paulo até o fim de 2026. A punição ocorre após uma briga da Gaviões com a Torcida Independente do São Paulo, no dia 20 de novembro. A decisão foi tomada pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Segundo a FPF, a duração da punição não se baseia apenas no caso isolado, mas em um histórico de envolvimento em confrontos violentos entre organizadas por parte da Gaviões da Fiel. A medida da FPF foi tomada após uma recomendação de promotores do Ministério Público de São Paulo.
O órgão apontou que as imagens do confronto mostram que a briga foi planejada:
“As imagens do ocorrido revelam, de forma inequívoca, não um simples encontro entre torcedores, mas verdadeiro confronto armado, previamente planejado, em especial face ao elevado número de integrantes, principalmente da torcida Gaviões da Fiel, como pela quantidade de objetos e artefatos por eles portados, além de bombas e explosivos, causando verdadeiro tumulto e provocando pânico nos moradores locais”, alega o Ministério Público.
A torcida organizada não se manifestou publicamente sobre a medida.
