..::data e hora::.. 00:00:00

Esportes

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Com time reserva, Palmeiras perde de virada do Bolívar na estreia da Libertadores

Com time reserva, Palmeiras perde de virada do Bolívar na estreia da Libertadores

López marca o gol do Verdão, e Jailson é expulso ainda no primeiro tempo; time brasileiro não perdia no primeiro jogo havia 17 edições

O Palmeiras estreou com derrota na Conmebol Libertadores. Na noite desta quarta-feira, em La Paz, na Bolívia, o time reserva do Verdão perdeu por 3 a 1, de virada, do Bolívar. López marcou para o Verdão. Hervías, Bejarano e Uzeda fizeram os gols dos donos da casa. Por conta da final do Paulistão, contra o Água Santa, no domingo, Abel Ferreira optou por preservar os titulares. A equipe alternativa teve boas chances durante a partida, mas os donos casa, mais acostumados com a altitude, foram mais efetivos. O Palmeiras não perdia havia 17 estreias de Libertadores. Nesse período, foram 14 vitórias e três empates. O último tropeço em estreias foi em 1974, em derrota para o rival São Paulo, por 2 a 0.

Como fica?

Com esse resultado, o Bolívar fica na ponta do Grupo C junto do Cerro Porteño, que venceu o Barcelona-EQU no outro jogo da chave. O Palmeiras, assim como o time paraguaio, não somou pontos na primeira rodada. Veja a tabela completa.

Primeiro tempo

Com um time totalmente reserva, o Palmeiras não se intimidou na altitude de La Paz. Embora tenha levado um susto aos oito minutos, em cobrança de falta perigosa de Saucedo muito bem defendida por Marcelo Lomba, o Verdão abriu o placar aos 12. López recebeu de Garcia na direita, ganhou a disputa com o marcado e acertou lindo chute de esquerda, no ângulo. Foi um golaço! Logo depois, Breno Lopes teve a chance de ampliar, mas mandou para fora. O Bolívar, então, reagiu. Aos 19 minutos, após boa jogada de Ronnie Fernández pela esquerda, Hervías, de cabeça, empatou. O Palmeiras não mudou sua postura ao sofrer o gol. E teve boas oportunidades de ampliar com Breno Lopes e José López, que criou a melhor delas e parou em boa defesa de Lampe, goleiro do time boliviano. Mas tudo mudou. Na reta final do primeiro tempo, um problemão para o Palmeiras: Jailson, após colocar a mão na bola, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o time brasileiro com um a menos. Na sequência, o Bolívar virou. Bejarano, de cabeça, marcou.

Segundo tempo

Abel Ferreira mexeu no time para tentar o empate e minimizar os problemas de jogar com um a menos. Mas logo aos sete minutos, o Palmeiras ganhou um “presente”: José Sagredo foi expulso por pisão em Richard Ríos. Dos dois lados, com a mesma arma, os times levaram perigo em chutes de fora da área. Os donos da casa tentaram com Pato Rodríguez e Bentaberry, e o time brasileiro com Artur. Com mais qualidade, o Verdão acelerou o jogo em determinados momentos e teve boa chance com Breno Lopes, que parou em boa defesa de Lampe. O time brasileiro, porém, tinha muita dificuldade na construção das jogadas. Rafael Navarro, um dos nomes que entraram no segundo tempo, quase empatou na reta final da partida. Mas Lampe defendeu o chute cruzado. Do outro lado, Lomba também salvou ao parar Gabriel Poveda. Mas na sequência, ele não conseguiu defender o forte chute de Uzeda. Mais um do Bolívar. Ficou ainda mais complicado, depois isso, o Palmeiras reagir e evitar a derrota.

Próximos jogos

O Palmeiras volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Água Santa, no Allianz Parque, pela finalíssima do Campeonato Paulista. Antes de voltar a campo pela Libertadores, no dia 20, contra o Cerro Porteño, em casa, o Verdão tem estreia na Copa do Brasil (no dia 12, diante do Tombense) e no Brasileirão (no dia 15, em duelo com o Cuiabá). Todos eles no Allianz.