..::data e hora::.. 00:00:00

Esportes

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Atletas acreanas são destaque em competição paralímpica nacional

Atletas acreanas são destaque em competição paralímpica nacional

Duas atletas paralímpicas acreanas, Gigliane Paiva da Silva e Débora Oliveira de Lima, foram destaques na realização da primeira etapa do Circuito Paralímpico Caixa Lotérica Nacional 2022. Gigliane conquistou uma medalha de prata nos 200 metros e uma de bronze nos 100, e Débora conseguiu medalha de bronze no salto em distância.

O Circuito Paralímpico é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e foi realizado na cidade de São Paulo entre os dias 9 e 14 de março. A participação das atletas foi possível a partir do apoio da Secretaria de Estado Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Esportes, da Associação Paralímpica Acreana (APA) e do Centro de Ensino Especial Dom Bosco.

De acordo com o chefe de Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, participam dos circuitos Caixa atletas que são bolsistas do governo federal. “Quando os atletas participam do Circuito Caixa, é porque são bolsistas do governo federal e ganham pela Caixa Econômica”, explicou.

Ao governo do Estado, segundo ele, compete custear as passagens aéreas dos atletas e ao CPB a alimentação e a hospedagem durante os jogos. Ao todo, são realizados, por ano, de três a quatro circuitos Caixa, que têm, entre as modalidades esportivas, o atletismo, a natação e a bocha.

“Para manter a bolsa, os atletas são obrigados a participar dos circuitos, pois são bolsistas e dos circuitos sai o campeão, o vice, o terceiro lugar e, no final  final dos circuitos, sai o campeão brasileiro de cada modalidade”, destacou.