..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Suprema Corte da Venezuela confirma vitória de Maduro

Suprema Corte da Venezuela confirma vitória de Maduro

Ligado ao chavismo, TSJ anunciou sentença após suposta auditoria

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ), a mais alta corte do país, validou oficialmente nesta quinta-feira (22) o resultado das eleições de 28 de julho e reconheceu a vitória do líder chavista Nicolás Maduro.

Com a decisão, a corte, considerada um braço do governo chavista no Judiciário, rejeita a contestação da oposição e confirma a eleição de Maduro.

Segundo nota, o TSJ ratificou na sentença a sua competência sobre as eleições e afirmou que a decisão se baseia nos resultados da avaliação do material eleitoral entregue pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

“A perícia determinou plana coincidência com as atas da apuração”, diz a decisão, que rejeita as alegações de fraude da oposição e não cabe recursos.

A juíza Caryslia Rodríguez, que leu a sentença, afirmou ainda que, como não compareceu a audiências convocadas pelo tribunal, o candidato da oposição Edmundo González desacatou a justiça e, portanto, estará sujeito a punições.

Desde a noite da eleição presidencial, o CNE alega que Maduro recebeu pouco mais da metade dos votos, embora não tenha publicado os números completos. Por sua vez, a oposição publicou o que diz ser 83% das urnas de votação, as quais dão a vitória para González, com 67% dos votos.

“O país e o mundo conhecem sua parcialidade [TSJ] e, por extensão, sua incapacidade de resolver o conflito; sua decisão só agravará a crise”, escreveu o opositor a Maduro nas redes sociais.