..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Sistema do FGTS da Caixa está há quase uma semana fora do ar

Sistema do FGTS da Caixa está há quase uma semana fora do ar

A falha ocorre na plataforma utilizada pelas instituições financeiras para realizar transações vinculadas ao fundo

O sistema de empréstimos da Caixa Econômica Federal relacionado ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está fora do ar desde segunda-feira (26), impedindo operações como o saque-aniversário.

A falha ocorre no API-FGTS, plataforma utilizada por instituições financeiras e operadoras do FGTS para realizar transações vinculadas ao fundo, incluindo a reserva de valores para empréstimos. Ao Portal iG, a Caixa alegou que o sistema está em manutenção e a previsão é que volte a operar apenas na terça-feira de Carnaval (13).

Com a instabilidade, trabalhadores que precisariam antecipar recursos do FGTS por meio de empréstimos ficam impossibilitados de realizar a operação pelo sistema oficial.

“Milhares de pessoas tentando fazer empréstimo FGTS e o sistema deles fora do ar, ninguém consegue ao menos simular, sabe se lá o que estão fazendo com o nosso dinheiro”, se queixou um cliente através das redes sociais.

“Só queria sacar meu FGTS para curtir o Carnaval, mas a Caixa tem um serviço que dificilmente funciona”, reclamou outra pessoa.

Novas regras

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) estabeleceu uma nova regra sobre o pagamento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) em ações trabalhistas.

De acordo com a decisão, os trabalhadores que entrarem com uma reclamação trabalhista para receber valores do FGTS e da multa rescisória não poderão mais receber os valores diretamente. Em vez disso, o montante deverá ser depositado em uma conta vinculada ao trabalhador.

A medida foi tomada com o objetivo de garantir mais controle sobre os valores pagos e facilitar a fiscalização desses depósitos.