..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Para facilitar aprovação, governo altera seis pontos na PEC dos Precatórios

Palácio do Planalto aceitou criação de comissão para fiscalizar os pagamentos de dívidas judiciais e instituir Auxílio Brasil como permanente

A menos de 24 horas da análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o Palácio do Planalto alterou seis pontos da PEC dos Precatórios. Entre as alterações estão a instituição permanente do Auxílio Brasil e a criação de uma comissão para fiscalizar o pagamento de dívidas judiciais.

O texto foi entregue às lideranças de bancadas na manhã desta terça-feira (23). As mudanças feitas pelo governo visam  facilitar a aprovação da proposta no Senado.

O Planalto ainda mudou as regras para pagamentos de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Se aprovada a proposta, as dívidas serão pagas aos professores como abonos salariais.

As iniciativas possuem apoiou da maioria dos senadores, embora parte dos parlamentares ainda tenha restrições sobre a PEC na casa. O líder do governo e relator da matéria, Fernando Bezerra (MDB-PE), negocia com as bancadas novas alterações no texto.

Interlocutores do governo no Senado acreditam que a CCJ deverá aprovar a proposta apresentada pelo Planalto nesta quarta-feira (24). A dúvida ainda continua sobre a votação no plenário, já que são necessários 49 votos favoráveis em dois turnos para a aprovação da PEC.