..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Kamala Harris desiste de discursar após desempenho decepcionante na eleição dos EUA

Kamala Harris desiste de discursar após desempenho decepcionante na eleição dos EUA

Donald Trump está a um passo de reassumir a Casa Branca

A candidata democrata Kamala Harris , que havia sido prevista para discursar aos seus apoiadores nesta quarta-feira (6), decidiu cancelar sua fala no evento realizado na Universidade Howard, onde ela acompanhava a apuração dos votos. A decisão se deu após o republicano Donald Trump vencer na Pensilvânia e ficar a um passo de reassumir a Casa Branca .

A informação, confirmada pelo copresidente da campanha democrata, Cedric Richmond, foi inicialmente divulgada pela agência Associated Press.

Richmond se dirigiu aos presentes no evento, explicando a situação: “Ainda temos votos a serem contados. Continuaremos lutando durante a noite para garantir que todos os votos sejam contados, que todas as vozes tenham se manifestado. Portanto, vocês não terão notícias da vice-presidente esta noite, mas terão notícias dela amanhã [quarta-feira durante o dia].”

O clima no evento foi mudando conforme Donald Trump foi conquistando vitórias em estados-chave como Carolina do Norte e Geórgia, o que levou ao desânimo entre os apoiadores de Harris. Em um momento, os organizadores optaram por desligar a transmissão da contagem de votos na TV e colocar músicas para distrair a multidão.

O evento na Universidade Howard começou de forma animada, com música alta e uma multidão dançando, celebrando cada vitória de Kamala Harris e reagindo com vaias quando os resultados favoreciam Trump. Contudo, nas últimas horas de apuração, o ambiente se tornou cada vez mais tenso e silencioso.

Segundo o New York Times, o entusiasmo inicial deu lugar a um clima de desânimo, com os apoiadores da candidata vendo os resultados de forma “assustadoramente silenciosa”. Fotografias registraram o momento de dispersão dos presentes, muitos dos quais visivelmente emocionados e até chorando conforme os números eram divulgados.

Karoline Leavitt, porta-voz da campanha de Trump, comentou sobre o clima no evento democrata, postando em sua conta no X: “Parece que a alegria deixou o prédio”, em referência ao crescente abatimento na festa dos apoiadores de Harris.

Enquanto isso, na festa da Juventude Democrática na Filadélfia, o clima era igualmente tenso, com os militantes da campanha democrata bebendo em silêncio e refletindo sobre o que muitos previam ser um avanço autoritário no país, conforme relato do repórter do GLOBO, Eduardo Graça.

Em contraste, Donald Trump seguiu o desenrolar da apuração em seu resort de luxo em Palm Beach, na Flórida, ao lado de um seleto grupo de apoiadores e convidados.

Ele, inclusive, já declarou vitória.

“Vamos ajudar o nosso país a se curar. Temos um país que precisa de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras. Fizemos história, superamos obstáculos, e agora está claro que conquistamos a coisa mais incrível politicamente”, disse Donald Trump em um evento com centenas de apoiadores.

“Essa vitória nos permitirá fazer a América grande de novo”, disse.

Entre os presentes estavam o bilionário Elon Musk, dono da rede social X, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e Gilson Machado, ex-ministro do Turismo durante a gestão de Bolsonaro. Esses e outros aliados republicanos se reuniram em um jantar, seguido por uma recepção VIP e uma festa, à medida que os resultados começavam a ser confirmados em diversos estados americanos.

A imprensa internacional também noticiou que, entre os convidados de Trump, estavam empresários como Marc Andreesen e doadores que contribuíram com pelo menos US$ 50 mil para sua campanha. O evento em Palm Beach, marcado por um clima de otimismo, contrastava com o cenário tenso observado nos comícios democratas, refletindo o momento decisivo da eleição.