..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Itamaraty convoca representante dos EUA para explicar deportações

Itamaraty convoca representante dos EUA para explicar deportações

Motivo foi tratamento dado aos brasileiros deportados

O Ministério das Relações Exteriores convocou o responsável pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para prestar explicações sobre o tratamento dado aos brasileiros deportados pelo governo americano na semana passada.

Na última sexta-feira (24), 88 pessoas desembarcaram algemadas e acorrentadas no Aeroporto Internacional de Manaus em um avião fretado pelos EUA.

A embaixadora Márcia Loureiro, secretária de Comunidades Brasileiras no Exterior e Assuntos Consulares do Itamaraty, solicitou explicações sobre os maus-tratos relatados durante o voo.

O atual responsável pela missão diplomática americana em Brasília, o encarregado de negócios, Gabriel Escobar, representou a embaixadora Elizabeth Bagley, que deixou o posto recentemente.

Durante a reunião no Itamaraty, Loureiro reiterou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considera “inaceitável” que os brasileiros deportados tenham sido submetidos a humilhações durante a viagem, caso que gerou o primeiro atrito diplomático com o novo presidente dos EUA, Donald Trump.

No entanto, apesar da convocação de Escobar, o governo Lula tem adotado um tom moderado na questão, e o próprio presidente não se manifestou publicamente sobre o episódio, diferentemente de seu colega colombiano, Gustavo Petro.

Essa abordagem mais cautelosa foi refletida nas declarações do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

“Nós tivemos uma reação muito sóbria. Não queremos provocar o governo americano, até porque a deportação está prevista em um tratado que vigora há vários anos entre Brasil e EUA”, afirmou ele durante evento com empresários.