..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Dino vota por condenar Carla Zambelli por porte ilegal de arma

Dino vota por condenar Carla Zambelli por porte ilegal de arma

STF tem 4 votos para condenar a deputada federal por porte ilegal de arma

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino votou pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. Ele acompanhou o relator Gilmar Mendes e os ministros Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

Gilmar propôs uma pena de 5 anos e 3 meses de prisão para a parlamentar. Além disso, Dino destacou que a condenação pode levar à perda do mandato.

“Acompanho integralmente o voto do Ministro Gilmar Mendes no que se refere à dosimetria da pena, inclusive quanto à decretação da perda do mandato eletivo, como consequência da condenação penal”, disse o ministro, no voto acessado pelo Portal iG.

O julgamento acontece no plenário virtual do STF e os ministros têm até sexta-feira (28) para registrar seus votos. Para que a deputada seja condenada, ao menos mais dois ministros precisam seguir o voto de Gilmar. Caso contrário, ela pode ser absolvida e o processo será arquivado.

O caso

Em agosto de 2023, o STF tornou Zambelli ré por ter perseguido um homem negro, apoiador do presidente Lula (PT), com uma arma em punho. O episódio ocorreu na véspera do segundo turno das eleições de 2022, no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Vídeos do momento circularam nas redes sociais, e Zambelli alegou que um grupo tentou intimidá-la e que foi empurrada no chão. Segundo ela, a arma foi apontada apenas para conter os homens até a chegada da polícia.