..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Bolsonaro depõe nesta terça em inquérito sobre importunação de baleia

Bolsonaro depõe nesta terça em inquérito sobre importunação de baleia

Assessor do ex-presidente também irá prestar esclarecimentos à PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irá depor na sede da Polícia Federal de São Paulo nesta terça-feira (26), às 14h30. Ele deve esclarecer a investigação sobre a importunação de uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática no litoral paulista.

O assessor e advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, estava com Bolsonaro no passeio na época e também deve depor à PF hoje, às 15h30.

O caso aconteceu em junho passado, durante uma visita dos dois a São Sebastião (SP). Bolsonaro teria se aproximado da baleia além do permitido em lei enquanto pilotava o veículo aquático.

A investigação foi aberta após a publicação de um vídeo de Bolsonaro próximo ao animal no Litoral Norte de São Paulo. O pedido segue a lei de 1987 que proíbe “qualquer forma de molestamento intencional, de toda espécie de cetáceo nas águas jurisdicionais brasileiras”. Caso seja comprovado, a pena pode chegar a cinco anos de prisão, além do pagamento de uma multa.

Ainda, segundo a portaria nº 117 do Ibama, de dezembro de 1996, “é vedado as embarcações aproximarem-se de qualquer espécie de baleia com motor ligado a menos de 100 metros de distância do animal”.

Bolsonaro já manifestou sua insatisfação em relação ao inquérito, chegando a direcionar falas gordofóbicas a Flávio Dino, na época ministro da Justiça e Segurança Pública.

“Todo dia tem uma maldade em cima de mim. A de ontem foi que estou perseguindo baleias. A única baleia que não gosta de mim na Esplanada é aquela que está no ministério, que diz que eu queria dar golpe, mas some com vídeos”, declarou Bolsonaro em resposta às acusações.