..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Autoridades suspendem ordem de prisão contra presidente da Coreia do Sul

Autoridades suspendem ordem de prisão contra presidente da Coreia do Sul

Confrontos entre forças policiais e segurança presidencial dificultam cumprimento de mandado

A polícia sul-coreana anunciou a suspensão da execução do mandado de prisão contra o presidente destituído Yoon Suk Yeol , na madrugada desta sexta-feira (3). A decisão foi tomada após confrontos com agentes do serviço de segurança presidencial nos arredores do palácio onde Yoon permanece.

“Foi determinado que, devido ao impasse no local, a execução do mandado é inviável no momento”, afirmou um porta-voz do Ministério Público. Preocupações com a integridade física dos agentes envolvidos também influenciaram a suspensão temporária da operação.

O mandado de prisão foi emitido em 31 de dezembro, após Yoon se recusar a prestar depoimento em uma investigação sobre tentativa de insurreição. Ele é acusado de decretar Lei Marcial no dia 3 de dezembro, ação que escalou tensões políticas no país.

Com validade até 6 de janeiro, a ordem judicial permite a detenção do presidente por até 48 horas. Apesar de a polícia ter conseguido acessar as proximidades do palácio presidencial nesta sexta, a resistência dos agentes de segurança de Yoon e a presença de manifestantes pró-governo complicaram o cumprimento da decisão judicial.